Nesses últimos dias palavras como “eficaz”, “produtividade” e “resultados” ficaram assombrando minha mente.
No que estou acertando? O que eu poderia estar fazendo de diferente? O que é ser eficaz ou produtivo? Um bom resultado para alguém pode ser o pesadelo de outra pessoa, não?
Pois é. São tantas perguntas...
Descobri que algumas delas são muito úteis e têm o poder de nos manter nos eixos quando começamos a descarrilhar pelas armadilhas do caminho que, obviamente, são sempre atraentes... 5 perguntas difíceis de responder, mas que deram uma guinada na minha vida e carreira e também podem fazer isso por você.
Será que, com sinceridade, você é capaz de respondê-las?
Então vamos ver...
Quem me conhece para valer (coitado do meu marido!), sabe que sou curiosa por natureza e não ter as respostas que procuro me deixa simplesmente maluca, inquieta, impaciente...
O que é ser eficaz ou produtivo?
Afinal, um bom resultado para alguém pode ser o pesadelo de outra pessoa, certo?
Obviamente, as respostas para essas questões podem ser as mais variadas possíveis, assim como a nossa forma de interpretá-las ainda mais distintas, de acordo com o nosso estado de humor, situações por que vivemos, épocas da vida...
O que ontem era maravilhoso, hoje já não é mais.
O que detestava no passado, agora pode fazer meus olhos reluzirem.
Sim, isso mesmo, somos seres humanos, criaturas emocionais e em constante mudança, em contínua transformação.
Pois é.
E, não apenas como ser humano, mas também como autora, fico me questionando todo santo dia. Dia após dia.
No que estou acertando?
O que eu poderia estar fazendo de diferente?
Cada um de nós teve uma criação diferente, uma história de vida diferente, tem sua própria forma de ver o mundo, de pensar e de agir, possui crenças limitantes distintas...
E está tudo bem ser assim.
Ou melhor, é ótimo que seja assim.
Essa diversidade fez o que somos hoje!
Mas da mesma forma que avançamos a passos de gigante, da mesma maneira que o homem foi capaz de criar (e destruir!) em um século o que não conseguiu em milênios, fico me perguntando se não estamos, de certa forma, deixando de enxergar o mais importante não apenas na vida, mas dentro das nossas carreiras também.
Daí volto a elas: as perguntas!
São tantas, mas tantas que me faço diariamente...
E, como curiosa que sou, descobri que algumas são muito úteis e que têm o poder de me manter nos trilhos quando, sem que perceba, eu começo a descarrilhar pela armadilhas do caminho que, obviamente, são muito atraentes...
Essas 5 perguntas deram uma guinada na forma de agir como escritora!
Elas podem ser difíceis de responder à princípio, mas, esteja certo(a) que, uma vez você consiga — se for realmente sincero e objetivo — seu livro e/ou projeto se beneficiará barbaramente.
Avalie-as com carinho e atenção. Acredite, vai valer a pena!
Aqui estão elas:
*1- Qual é a parte mais difícil? Qual a parte do seu projeto e/ou livro que, se ficasse melhor, teria o maior impacto no resultado que você busca?
*2- Como você está gastando seu tempo? Se olhar para o seu calendário/ agenda, quanto tempo é gasto reagindo ou respondendo às mensagens recebidas, quanto está sob seu controle e quanto tempo está focado na parte difícil/ importante?
*3- O que você precisa saber? Quais são as habilidades que você não possui que tornariam seu trabalho mais eficaz?
*4- Qual é a parte assustadora? Em quais resultados ou interações você está tentando evitar pensar ou interagir? Por quê?
*5- Vale a pena? Depois de examinar suas quatro respostas a essas perguntas, você pode ter uma ideia melhor do que será necessário para que seu projeto/ livro alcance seu potencial. O resultado do projeto - para aqueles a quem você atende e para você - justifica o que será necessário para chegar lá?
Pois é.
Quantos dias, meses e anos “perdemos” fazendo coisas que não contribuirão para o nosso projeto?
Lógico que fica o aprendizado para aqueles que estão, ao menos, prestando atenção no caminho.
Eu sou a prova viva disso...
Quantos erros cometi, quantos sonhos despedaçados, decepções e ruas sem saída eu dei de cara.
Valeu a pena? Sim.
Podia ter feito de maneira diferente? Com certeza.
Por isso estou aqui.
Porque tenho uma causa que tomei para mim: contribuir, ainda que minimamente, para o fortalecimento da literatura nacional.
Para te lembrar de se fazer essas perguntas diariamente (e acrescentar outras, claro), a ajudá-lo(a) a enxergar o mais importante.
Porque é lá, sem sombra de dúvida, que devem estar os seus esforços.
Simples assim.
Desafiador assim.
Milhões de beijos e até breve,
Pepper.
OBS: Gostou desse post? Então compartilha com seus amigo(a)s no Facebook, Twitter, etc, enfim, onde desejar! Eu ficaria muito agradecida.
Pssiu? Seu livro não vende?
Quer dicas 100% Grátis para se tornar um escritor de sucesso publicando digitalmente na Amazon?
Então aqui está o e-book com os 3 SEGREDOS que me ajudaram a alcançar milhares de leitores, multiplicar as vendas dos meus livros e ainda me render 8 MILHÕES de leituras no Kindle Unlimited!!!
Pegue o seu agora e comece mudar a sua história. CLICA AQUI:
Olá tentei várias vezes, eu informo meu e-mail é vai para uma página que diz. "Utilize este formulário para atualizar seu cadastro", eu clico e nada acontece. Meu email é lucaspereira.escritor@gmail.com. desde já grato pela atenção.
Olá boa noite, não consigo baixar o e-book, ainda está disponível?
Excelente! Me fez repensar meu modo de agir.