Você já ouviu esse ditado, mas será que ele serve para o protagonista da sua história? Confira aqui...
Querendo ou não, primeiras impressões contam sim, amigo(a).
Você até já deve ter escutado o ditado:
“Você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”.
Pois é.
Ele não serve apenas para ter resultados positivos durante o processo de publicação, alcançar mais leitores e vender mais livros, como explico lá no curso.
Isso também acontece com o nosso protagonista, quando o apresentamos ao leitor!
Sim, sim, eu sei, vários livros best-sellers até têm um ritmo lento demais, custam a se desenvolver etc e tal, mas a verdade é que, muitas vezes isso pouco importa, porque o leitor, acredite, assim que é apresentado a uma história, está mais preocupado com o personagem que vai tomar carona pelas próximas horas do que com a trama em si.
Ao menos nas primeiras páginas.
Deixa eu explicar melhor:
Na vida real é comum ouvir que não devemos julgar uma pessoa nos baseando apenas em uma primeira impressão.
Mas, sejamos francos: a gente faz isso o tempo todo, ainda que não intencionalmente, claro.
E, pode apostar, o leitor fará o mesmo.Quando me dei conta disso, comecei a realizar um exercício mental, colocando-me no lugar desse leitor e, nossa, fez toda a diferença do mundo para minha produção literária. Topa fazer junto comigo? Então ‘bora’ lá: A gente abre o livro novo, de um autor desconhecido (autores famosos são um caso à parte e podemos conversar sobre isso em outro momento). Aí, damos de cara com o/a protagonista. O que ele(a) está fazendo? Como é a sua personalidade? Ele(a) nos parece interessante? Será que posso vir a gostar dele(a)? Curta e direta: se a resposta a alguma dessas perguntas for um sonoro “não”, então são grandes as chances de estarmos a meio caminho de fechar o livro. Para sempre. Dito isso, é importantíssimo que compreenda a importância vital desse primeiro contato e foi por isso que vim aqui hoje compartilhar com você, querido amigo(a), o checklist que uso para apresentar meu herói/heroína ao público logo nas primeiras páginas: CHECKLIST CAMPEÃO: 1- Introduza seu protagonista
2- Revele o nome dele (apesar de não ser obrigatório, eu prefiro)
3- Indique o gênero, idade e o que ele faz
4- Indique o papel dele na história
5- Dê ao menos uma pitada do universo em que ele se encontra
6- Mostre ao menos um aspecto da sua personalidade
7- Faça o leitor se importar com ele (gostando ou não)
8- Mostre o objetivo do protagonista na cena
9- Se possível, mostre o objetivo do protagonista na trama geral
10- *MEU PREFERIDO: Deixe no ar (ao menos uma pista) sobre a mentira que ele conta a si mesmo (se não sabe sobre o que estou falando, dá uma checada aqui).
Parece muita coisa para um primeiro capítulo, mas não é à toa que começos são tão difíceis! O mais importante é que você faça seu protagonista interessante para o leitor, que introduza seus pontos fortes e fraquezas e que comece e construir a trama desde o início. Que tal fazer esse teste agora?
Leia o primeiro capítulo do seu livro e faça o checklist. Ele não precisa ter os 10 itens que falei, claro. Podem ser 7 ou mais do que o proposto, cada história tem seu ritmo e precisamos respeitar isso, mas acredito que com um GPS é sempre mais fácil chegar aos lugares que queremos e, no caso, clarear muitas passagens da cena/história em construção. Nunca se esqueça de que toda história é uma obra de arte e que deve ser tratada como tal. Esculpa-a lentamente, dê tempo ao tempo para que os parágrafos mostrem ao mundo o Da Vinci ou Rembrandt das letras que pode estar escondido dentro de você! É o que espero de coração, Pepper OBS: Você acha que sua história está pronta? Show!!! Então agora é só publicá-la de maneira inteligente e fazê-la alcançar mais leitores (e vender mais livros, que é o que importa, claro!). Porque livros não se vendem sozinhos, por melhores que sejam. Eles precisam de estratégia - assim como a sua carreira - e acredito que nesse quesito eu tenho como te ajudar ;). Basta clicar aqui!
留言