O truque que os bem-sucedidos não te contam!

Atualizado: Ago 27



Se você não é bem-sucedido como gostaria, tem excesso de peso ou é fumante, deve estar cansado de ouvir que isso é falta de autocontrole, que precisa ter força de vontade e disciplina.


O que descobri, no entanto, é que as pessoas bem-sucedidas e “disciplinadas” não são melhores do que nós, meros mortais. Elas apenas descobriram uma tática incrível que, durante muito tempo, fui incapaz de ver e que talvez você também não esteja enxergando.


Quer saber que tática incrível é essa?


Então fica comigo mais um minutinho porque hoje pode ser o primeiro dia de uma nova era na sua vida...

Disciplina não é tudo! Veja o truque incrível que os bem-sucedidos não te contam!

No post passado (que está incrível, por sinal), vimos que o tema motivação é supervalorizado nos dias atuais e que o ambiente é a mão invisível que molda o comportamento humano, a despeito das nossas personalidades únicas.


Expliquei, entre muitas outras coisas, que nós podemos ter controle sobre esse ambiente e sermos, consequentemente, os arquitetos das nossas vidas.


Ok, falar é fácil, mas como fazer isso acontecer?






Você não tem de sofrer horrores para ser bem-sucedido, abandonar um vício ou ter um corpo sarado. Tampouco significa que é falta de autocontrole, que você não tem força de vontade e disciplina para sair dessa condição.


Isso mesmo. Pessoas disciplinadas não são melhores do que eu ou você. Elas simplesmente conseguem estruturar suas vidas de forma que não exija necessidade de força de vontade ou autocontrole hercúleos.


Elas apenas organizam ambiente para que não sejam “tentadas” o tempo todo.


Sim, perseverança e garra são essenciais para o sucesso, mas a grande sacada para melhorar essas qualidades não é desejar que você seja uma pessoa mais disciplinada e sim criar um ambiente mais disciplinado!


Demais, não?


Vou explicar melhor: os maus hábitos são autocatalíticos, ou seja, trata-se de um processo que se retroalimenta negativamente, provocando justamente os sentimentos que tenta entorpecer. Por exemplo:


- Você se sente mal, então come junk food. Porque comeu junk food, você se sente mal.


- Preocupar-se com a saúde faz com que fique ansioso(a), aí você fuma para aliviar a ansiedade, o que piora ainda mais a sua a saúde e logo se sentirá mais ansioso.


Captou? Pois é.


E tem mais:


Cientistas descobriram que o ser humano pode até quebrar um hábito, mas é improvável que o esqueça.


Louco, não?


Isso significa que simplesmente resistir à tentação trata-se de uma estratégia ineficaz para a grande maioria das pessoas.


Mas peraí... Nem tudo está perdido!


Esses mesmos cientistas, no entanto, comprovaram que a abordagem mais confiável para eliminar os maus hábitos pela raiz é reduzir a exposição aos estímulos que os desencadeiam!


Como assim?


> Se você não consegue trabalhar ou finalmente começar a escrever seu livro deixe o celular em outro cômodo por algumas horas.


-> Se está continuamente sentindo que não é bom suficiente, pare de seguir as contas de mídia social que te causam ciúme ou inveja.


->Se está perdendo muito tempo assistindo televisão, remova-a do quarto (ou de vista).


->Se estiver jogando videogame em excesso, desconecte o console e o guarde em um armário após cada uso.


-> Se quer se alimentar melhor, tire as guloseimas do campo de visão.



Captou o pulo do gato?



Você pode não eliminar os maus hábitos completamente de dentro de você, mas você pode torná-los invisíveis!!!


Compreenda, entretanto, que o autocontrole é uma estratégia de curto e não de longo prazo.


Você pode ser capaz de resistir à tentação uma ou duas vezes, mas é improvável que consiga reunir a força de vontade para vencer seus desejos todas as vezes.


Em vez de chorar, praguejar ou implorar aos deuses por uma nova dose de força de vontade sempre que quiser fazer a coisa certa, sua energia seria melhor aproveitada para otimizar o seu ambiente.


Este é o segredo do autocontrole: tornar os estímulos de seus bons hábitos claros e dos maus hábitos invisíveis!


Está esperando o quê?


Reduza a exposição aos estímulos que te levem aos maus hábitos, ou seja, torne-os invisíveis. Torne os estímulos dos bons hábitos visíveis, atraentes e fáceis de serem aplicados.


Redesenhe seu ambiente de vida (casa) e de trabalho (escritório), tire do campo de visão tudo que for capaz de te “tentar” e deixe à vista apenas aqueles que te impelirão a fazer as coisas que vão te encher de orgulho no fim das contas.


Faça-os claros, atraentes e amistosos pois, com o tempo, serão esses ambientes que redesenharão a sua vida.

Sem grandes esforços.

Sem disciplina hercúlea.

E para melhor!


Milhões de beijos e até a próxima,


Pepper.



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