top of page

Quem nunca...? 10 manias dos leitores de verdade

Se você é mesmo um leitor(a) dos bons, desses que dá bronca e se descabela, gargalha e sonha com os personagens dos livros que lê, então nem adianta revirar os olhos, querer fazer cara de inocente e afirmar de dedinhos cruzados que não tem nenhuma mania...

Se você é mesmo um leitor(a) com “L maiúsculo” então conhece o ritual e os sinais, identifica só de olhar se a pessoa ao lado faz parte da sua tribo ou não... Bom, e se você ainda não tem certeza se faz parte desse grupo, hoje isso vai acabar.

Aqui estão algumas manias (ou seriam características?) de um leitor raiz legítimo. Veja se você identifica alguma — ou várias — delas!

Quem nunca...? 10 Manias dos Leitores de Verdade



Mania 1 - Só parar de ler quando terminar o capítulo.


É quase uma ofensa pedir a um leitor raiz para largar uma leitura assim, do nada. Pera lá! Tudo tem seu início, meio e fim. Mesmo que seja um simples capítulo. Respeite isso, ok?



Mania 2 - Ler tudo, mas tooooodas as informações sobre a obra antes de começar a ler a história: contracapa, orelha, índice, prefácio, biografia do autor, etc.


Enfim, leitor que é leitor de verdade tem sangue de stalker correndo nas veias. Seja no antes, no durante e após a conclusão da leitura. Principalmente após. É simplesmente impossível controlar nossos dedinhos investigativos e não ir no Google para saber mais sobre a obra, se haverá continuação, se o autor(a) é gente boa ou está envolvido em alguma fofoca, seu signo, seus hobbies, se é casado e tem filhos, seu mapa astral (bom, acho que exagerei aqui! kkk).



Mania 3 - Cheirar seus livros


Tá. Sei que isso pode parecer coisa de maluco, mas não é, garanto. O ser humano é uma criatura primitiva e o tato, assim como o olfato, o paladar, a visão entre outros são simplesmente fundamentais e necessários para nos sentirmos vivos. Adoramos tocar e sentir aquilo que amamos. Simples assim. E isso não seria diferente com os nossos livros.



Mania 4- Embelezar seus livros como se fossem filhos


Parece coisa de mãe babona. E é! Kkk Mas é quase irresistível não ter várias capinhas para os leitores digitais, encapar seus filhotes de páginas seja para não sujar ou para ficar ainda mais fofinhos. Além de outros acessórios que os deixam humanamente irresistíveis, como marcadores com a foto da capa do próprio livro (e se for autografado então, aí é amor total!).




Mania 5- Ler mais de um livro ao mesmo tempo


Eu não tinha o hábito de fazer isso no passado, achava que devia me focar em uma única história e amar seus personagens apenas. Até que um dia viajei e esqueci o livro que estava lendo em casa. E comecei a ler outro. Naquele instante percebi que eu podia amar e me apaixonar por mil mundos ao mesmo tempo! O barato é que, ao fazer isso, a leitura ficou ainda mais interessante porque vou lendo o livro que esteja de acordo com o meu humor do momento.




Mania 6- Querer que todo mundo conheça a história


Fala sério! Quando nos apaixonamos por algum livro a gente quer que todo mundo o conheça também (se bobear, enfiamos goela abaixo até do pobre do carteiro! Kkk). É imensa a necessidade que temos de falar sobre os personagens que se tornaram tão importantes em nossas vidas, como se fossem pessoas reais, tão vivos em nossas mentes e corações.




Mania 7 - Ter mais livros do que tempo para ler


Sim, é quase um vício... Pensando bem, já é um vício sim!

Noites e mais noite em claro, engolindo tudo que nossos olhos conseguem, ficando iguais a zumbis no dia seguinte e ainda assim o tempo não dá para ler tudo que gostaríamos! A vida é curta, sabemos disso, — estudar, trabalhar, interagir, etc — não sobram minutos para mais nada, reclamamos sobre isso a cada instante, mas... Mais frustrante do que tudo é entrar em uma livraria e sair de lá sem nenhum filhote novo ou se deparar com uma capa de tirar o fôlego e não levar para casa!

Mesmo que a nossa estante esteja lotada de livros ainda não lidos....




Mania 8 - Sentir ciúmes dos seus livros


Possessiva. Irracional. Neurótica!!!


Tá, pode me chamar do que quiser, mas nem vem que não tem, não empresto e também não gosto que fique mexendo nos meus livros, tá legal? Principalmente os prediletos! Prefiro comprar um para dar de presente do que emprestar meu filhote de páginas a alguém. Ponto final. Fim de papo.





Mania 9- Curiosidade aflorada a ponto de nos fazer passar vergonha... ou ficarmos sem vergonha mesmo!


Lembra de quando você não se aguentou de curiosidade no metrô ou em qualquer lugar público, contorcendo-se no banco como se tivesse formiga nas calças e esticando o pescoço de girafa para descobrir qual é livro que uma pessoa está lendo com tanto interesse... Rá!!! Bem-vindo(a) ao time!

.

OBS: Se você é desses leitores que gostam de levar seu livro para todo canto, como ônibus, metrô, barcas e etc, faça-nos o favor de ter mais compaixão com o próximo e deixe a capa virada para cima quando estiver lendo, ok? 😉




OBS: Você tentando disfarçar quando foi pego espiando o livro da pessoa...



Mania 10 – A melhor de todas: fazer amigos por causa de algum livro!


Ah, sim... Talvez esse seja o maior dos presentes que um livro pode nos brindar depois de viver mil vidas e aventuras em uma única vida sem precisar sair de casa. Papear na fila de uma bienal abarrotada de gente com outra pessoa que tenha paixão pela mesma história, compartilhar o ombro e dividir emoções é um laço indescritível que somente um livro pode dar.




E aí?

Você pertence a essa tribo ou não?

Rá!!! Pode ser que eu esteja errada, mas pela minha experiência na literatura, seja como escritora ou leitora, se você chegou até aqui nesse artigo, então a resposta é...


PARABÉNS! VOCÊ É UM LEITOR(A) RAIZ DE VERDADE!


E, esteja certo(a), estou muito feliz em ter você aqui nessa tribo onde o amor pelos personagens ultrapassa as páginas dos livros.


Ah! E se você tiver outra mania que queira compartilhar comigo, eu vou amar saber!



Boas leituras e até a próxima,







**Curtiu? Então compartilha esse post com seus amigo(a)s no Facebook, Twitter, etc, enfim, onde desejar! Eu ficaria muito agradecida.





Se você já era fã da história (de tirar o fôlego!) sobre a garota que se apaixona pela própria "morte", prepare-se para babar...


Como assim? Ainda não conhece?

Então.. corre! Você vai amar! Não é a toa que já são mais 8 MILHÕES de leituras!


*Promoção Por Tempo Limitado. Pegue sua Revista Gratuita Agora. Clica Aqui!


Seu livro não vende? Quer dicas 100% Grátis para se tornar um escritor de sucesso publicando digitalmente na Amazon?


Então aqui está o e-book com os 3 SEGREDOS que me ajudaram a alcançar milhares de leitores, multiplicar as vendas dos meus livros e ainda me render 8 MILHÕES de leituras no Kindle Unlimited!!!


Pegue o seu agora e comece mudar a sua história. CLICA AQUI:



411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page