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Mudar para ser o mesmo(a)...

Você já se deu conta disso, não foi?

Obviamente já reparou que o mundo está mudando, que o mercado literário está mudando, que a cada passo que damos muda o terreno em que pisamos...

Pois é.

Aí eu te pergunto: onde você está dentro disso tudo? Furando as marés ou sendo engolido por elas? Será que vai na direção da realização profissional ou se vê afogando em meio às ondas, nadando e nadando sem conseguir sair do lugar? Pois veja o que mudou minha forma de agir e me fez ir ainda mais longe...

MUDAR PARA SER A MESMA


Tão real e, ao mesmo tempo, tão surreal, não?


Mas o fato é que enquanto alguns permanecem ocupados tentando manter tudo como está, outros estão trabalhando duro para mudar isso novamente e novamente e novamente.


Algumas organizações, artistas e líderes trabalham para desestabilizar e inovar, outros, no entanto, parecem contentes em fechar os olhos e desejar que as coisas sejam exatamente como eram ontem ou no ano anterior.


Mas o ano anterior, as táticas que davam resultado e as coisas como costumavam ser também se foram. E, assim como um solo que já foi explorado ao máximo, não há mais o que colher.


Se tornaram inférteis...


A questão então é procurar um novo solo — o mercado adequado/ novas táticas — para a sua plantação.


Para o seu livro.




A questão, na verdade, vai mais a afundo do que isso. É sobre ser um condutor deste mercado e não ser simplesmente guiado por ele.

Por que as coisas não estão acontecendo como você gostaria?


Já se indagou sobre isso, não?


Pois é...


Porque criar somente não basta. Porque é preciso estratégia.


Estratégia é mais do que nos explicam. É fazer a mudança acontecer.


Só haverá impacto até que seu trabalho tenha mudado algo no mundo.

Se suas ideias não estão chegando a lugar algum, você não tem estratégia. E estratégia requer continua análise de dados, do que funciona e do que não funciona para o seu negócio, para o seu livro, para a sua vida.


Mas estratégia não é marketing!!!



Marketing baseia-se na crença de que é mais fácil criar algo para os clientes que desejam e/ou existem do que encontrar clientes para os seus produtos e serviços.


No entanto, o que venho observando nessa quase uma década inserida no mercado literário é que para se ter sucesso na literatura o processo é bem diferente.


Os escritores que criaram algo baseando-se apenas em tendências ou no que o “mercado quer” raramente alcançaram um lugar ao sol.


Mas os que se mantiveram fiéis à história que berrava dentro de suas mentes e espíritos e desenvolveram algo realmente genuíno foram capazes de tocar o coração de determinado público, criaram uma base de leitores apaixonados e, consequentemente, obtiveram vendas expressivas.


Eles fizeram a mudança acontecer. E isso é estratégia.


Portanto, está na hora de parar de ouvir o que os pseudo gurus dizem e passar a dar atenção à sua voz interior. Está na hora de parar de nadar e nadar e não chegar a lugar algum.


É hora de parar de fazer coisas medianas para pessoas medianas e esperar um resultado extraordinário.


Está na hora de parar de buscar atalhos e começar a insistir em um caminho longo e viável para sua carreira literária.

Um caminho com estratégias!



Lembre-se sempre disso: entre o inovador e o retardatário está a maioria de nós.


O que você faz não é como dizem que deve ser feito.


O que você faz é como você faz.


É a promessa que faz — e cumpre — às pessoas a quem serve, ao seu leitor.


Simples assim. Desafiador assim.



Mil Beijocas,


Pepper.



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