top of page

Plágio de livro?!? Direitos Autorais: o que você precisa saber de forma rápida e resumida!

Atualizado: 28 de ago. de 2021



Alguns colegas têm me perguntado sobre esse assunto com muita frequência, então, de forma rápida e resumida aqui está: Direitos autorais são os direitos que todo criador de uma obra intelectual tem sobre a sua criação.


Sim, existe um medo terrível dos autores de ver seu livro plagiado (o que também tive no passado)!


Mas... nos congressos internacionais que participei ficou SUPER claro que hoje em dia, da mesma forma que a tecnologia é capaz de piorar a situação ela também é a responsável por te proteger.




Segundo os experts, você tem como mostrar que um determinado documento foi salvo no seu computador em uma data específica e, com isso, provar que o livro é seu. Ponto final.


Tá, tudo bem. Mas, apesar de saber disso tudo, a gente não quer ter que passar por esse aborrecimento, dor de cabeça e perda de tempo, certo?


Pois é.




Os escritores sabem que dá para registrar sua obra por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Entretanto, atualmente a CBL (Câmara Brasileira do Livro) também oferece este serviço com a garantia de confiabilidade e autenticidade de informações.


O que nem todos os colegas sabem é que, depois de algumas reformulações do mercado, a CBL passou a oferecer este serviço através do “Blockchain”.


Nossa mãe! O que é Blockchain, Pepper?




Blockchain é uma tecnologia que usa criptografia de chave pública, que seria tipo um livro de registros públicos em que todos conseguem verificar a autenticidade das informações.


Você paga uma taxa e dizem que é mais rápido e fácil.


Por enquanto não posso confirmar porque ainda não o utilizei, mas em breve direi aqui se é mesmo verdade ou não. (Assim que finalmente concluir o livro que estou escrevendo! kkk)



Abaixo um print dos valores da CBL. Mais detalhes aqui: https://www.cblservicos.org.br/precos/






AGORA, VEJA ISSO!!!


Se você publicar um livro digitalmente pela Amazon, instantaneamente adquire o ASIN, que é o registro do seu livro na plataforma que é a MAIOR LIVRARIA DO MUNDO!


Demais, não?


Abaixo o exemplo do ASIN do meu livro TREZE (Galera Record) no site da Amazon Brasil:




A Amazon afirma que ter o ASIN é o suficiente.


Eu, como autora autopublicada há quase uma década nessa plataforma, acredito totalmente.


Uma curiosidade: Sabia que eu já tive uma obra plageada no Wattpad?!? Sabia que tem forma de descobrir se alguém copiou um trecho do seu livro?


Ráaaa!! Te deixei curioso(a), né?


Pois é. Mas o papo iria se alongar demais. Então vou deixar esse assunto eletrizante para um próximo post!


Bom, por hoje é isso, amigo(a)! Espero ter ajudado de alguma forma.


Milhões de beijos e até a próxima,


Pepper.


OBS: Ah! SALVA ESSE POST para consultar em outra ocasião e aproveita para compartilhá-lo com amigos (escritores que já escreveram ou ainda estão escrendo seu livro) e que gostariam dessas orientações super simples e fáceis.


O vídeo abaixo vai te fazer entender o porquê de nenhum autor nos dias de hoje poder ficar sem se destacar na Amazon. É lá que o jogo vai virar a seu favor, posso garantir. Por quê?

Porque de Amazon eu entendo! ;)



 






 

Pssiu? Seu livro não vende?

Quer dicas 100% Grátis para se tornar um escritor de sucesso publicando digitalmente na Amazon?


Então aqui está o e-book com os 3 SEGREDOS que me ajudaram a alcançar milhares de leitores, multiplicar as vendas dos meus livros e ainda me render 8 MILHÕES de leituras no Kindle Unlimited!!!


Pegue o seu agora e comece mudar a sua história. CLICA AQUI:




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page