Como terminar de escrever seu livro de uma vez por todas: 3 dicas simples e eficientes

Atualizado: Set 12


Sim, você já ouviu de tudo e eu também: planejar, agendar, parar de olhar para o lado e desenvolver seu próprio estilo de escrita, estabelecer desafios, usar a regra de Pareto 80/20, se comprometer, estabeler um prazo, não começar com projetos gigantescos (iniciantes, principalmente), jogar fora o celular (cruzes!), aprender a administrar melhor seu tempo, fazer curso de escrita criativa, se enclausurar no mato sem internet apenas com seu notebook e uma garrafa de café, etc e etc.


Pois é.


Como se diz: vale tudo no amor e na guerra e mais difícil do que começar um livro é terminá-lo, certo?


Nessa quase uma década de autopublicação digital, descobri as táticas que realmente funcionavam para mim e, curiosamente, percebi que eram as mesmas que alguns dos grandes autores/profissionais que tive o prazer de conhecer também colocavam como “carro chefe” na sua lista de prioridades.


Você poderá utilizá-las onde precisar e/ou desejar, mas a regra de ouro é nunca se esquecer de que estratégias são mais fáceis de criar e de se manter quando se encaixam no fluxo da sua vida!


Parece óbvio, não?


Pois é. Mas isso não significa dizer que é fácil.


Por quê?


Porque, desculpe dizer, você (assim como eu e a maioria das pessoas) não quer a estratégia em si.


Nós queremos o resultado!!!




Antes de eu te mostrar o checlist vapt-vupt que vai dar uma clareada na sua forma de pensar, você precisa se lembrar de que todo hábito é apenas um obstáculo para conseguir o que você realmente quer.


Uma dieta, por exemplo, é um obstáculo para entrar em forma. A meditação é um obstáculo para se sentir calmo. O treino na academia é um obstáculo para ficar com o corpo sarado.


Já entendeu, né? O que você realmente quer é o resultado que ele te proporciona.


É por isso que é crucial que torne seus hábitos tão fáceis que possam ser feitos mesmo sem vontade.


Esse é o grande truque para conseguir terminar seu livro e conquistar o que desejar!!!


Então, sem delongas, aqui estão as 3 DICAS (ações ou passos, dê o nome que preferir) que permitiram que eu concluísse meu livro (finalmente!!!) e deram uma guinada nos meus resultados de forma rápida e simples.




1- Torne o hábito (seu objetivo) claro:


Redesenhe seu ambiente.


-Torne os estímulos dos bons hábitos visíveis e dos maus hábitos invisíveis. Se quer emagrecer, remova biscoitinhos e chocolates de vista e os substitua por frutas picadas ou outros alimentos saudáveis espalhados pela casa para quando bater uma fominha...

-Se quer escrever, desligue o celular (no silencioso apenas pode dar aquela vontade de dar uma espiada), desligue a TV, desligue TUDO e vá para um local sem distrações por um tempo. Ponto final.



2- Torne-o atraente:


- Junte-se a pessoas e culturas em que o comportamento desejado seja o padrão.


Ou seja, se quer ter um corpo sarado, una-se a pessoas que curtam treinar e se alimentar bem.


Se precisa ter mais vontade de estudar e/ou escrever melhor, faça amizades com pessoas gostem de estudar e escrever.


- Crie também um ritual de motivação


Segundo estudiosos, fazer algo que goste imediatamente antes de começar um hábito difícil é a grande sacada porque você vai associar uma coisa à outra.





3- Torne-o fácil:


Muitos passos? Já era! Não há motivação que resista!


O negócio é reduzir o número de passos entre você e seus bons hábitos.


Sendo assim, prepare o seu ambiente para facilitar ações futuras. Por exemplo:


- Se precisa terminar de escrever seu livro, deixe anotações, material de pesquisa e o ambiente preparado de véspera. Se der, avise aos amigos/conhecidos mais próximos que a partir de agora você estará indisponível em determinados momentos e não abra exceção. Você precisa ter esse tempo só seu.


- Outra dica incrível para escritores que veio de alguém que dispensa apresentações, Ernest Hemingway: pare de escrever no momento em que a trama está no seu auge! Isso mesmo que entendeu: pare de escrever no meio de uma cena importante e que já está inteira na sua mente. Ao fazer isso você já sabe de onde começar no dia seguinte e não ficará olhando para uma tela em branco no computador. Ao fazer isso num piscar de olhos sua história vai encorpar, pode acreditar.


Todos dizem que a motivação é a chave para a mudança e conquista de resultados.


Motivação é bom, mas a grande verdade é que energia é algo precioso demais e, portanto, o cérebro está preparado para economizá-la sempre que possível. Sendo assim, quanto menos energia uma ação demandar, maior é a probabilidade de que ela seja realizada.


É da natureza humana seguir a lei do mínimo esforço


Mas agora você sabe como usar essa lei a seu favor: tornando seus hábitos claros, atraente e fáceis!


A partir de hoje você não precisa mais xingar e se descabelar porque o dia parece ter apenas 2h ao invés das 48h necessárias para conseguir concluir o livro que está escrevendo.


Basta colocar em prática os 3 PASSOS desse post e, mais rápido do que imagina, o tão sonhado "FIM" estará pipocando na tela do seu computador. 😉



Bom, por hoje é isso, amigo(a)! Espero ter ajudado de alguma forma.


Milhões de beijos e até a próxima,


Pepper.


OBS: Ah! Se curtiu, aproveita para compartilhar esse post com amigos que se beneficiariam com essas dicas super simples e diretas ao ponto.


Nesse papo abaixo vou te abrir os olhos para um detalhe muito importante que pode estar passando despercebido e te dificultando obter resultados encorajadores. Veja como no século XVIII Voltaire já sabia das coisas...










Pssiu? Seu livro não vende?

Quer dicas 100% Grátis para se tornar um escritor de sucesso publicando digitalmente na Amazon?


Então aqui está o e-book com os 3 SEGREDOS que me ajudaram a alcançar milhares de leitores, multiplicar as vendas dos meus livros e ainda me render 8 MILHÕES de leituras no Kindle Unlimited!!!


Pegue o seu agora e comece mudar a sua história. CLICA AQUI:




Posts recentes

Ver tudo