top of page

As mentiras dos nossos personagens

Atualizado: 4 de jul. de 2021

Diga a verdade: você realmente acredita no que o seu protagonista diz? Hummm... Leia o texto abaixo e veja o que eu descobri.


As Mentiras dos Nossos Personagens

"A Mentira que o Protagonista Acredita" O que dá ritmo a uma obra são os arcos (ou as portas sem retorno) e a capacidade de dominá-los é fundamental para o sucesso de uma história. O que é uma porta sem retorno? É a situação/problema que, uma vez nosso personagem principal se depare e/ou ultrapasse ele não tem mais como retornar ao que era antes. Um bom exemplo disso seria Katniss ao aceitar tomar o lugar da irmã nas competições dos Jogos Vorazes. Bom, voltando ao livro, Weiland afirma que uma mudança de arco é sempre sobre uma mentira que o personagem acredita ou que ele se faz de cego para se manter em sua zona de conforto, ou seja, a vida dele pode até parecer OK na superfície, mas bem no fundo é uma farsa ao qual ele se acostumou. Em alguns casos ele pode até nem se dar conta disso mesmo até que se depare com a primeira "porta sem retorno". Lógico que há muito para ser estudado e aprofundado nesse tópico, mas o que achei interessante e quis dividir com você foi a estrutura a ser seguida que a autora estabeleceu. Que essa mentira deveria ser desmacarada em pontos específicos da história, como no incidente inicial (em torno de 12% da trama) e/ ou na 1ª plot twist ( em torno de 25% da trama). Claro que a "mentira" que o personagem conta a si mesmo pode ter várias formas, por exemplo: Jane Eyre: A única forma de ganhar amor é através da servidão. Toy Story: Sua única utilidade é se for o brinquedo favorito. E o vento levou...: Faço o que é preciso ou os fins justificam tudo... Enfim, a "mentira" é uma crença que você, como autor, deve ser capaz de descrever em uma única sentença, sem hesitação. Legal, né? Só em ler isso minha mente começa a girar a mil por hora. Bom, agora deixo uma tarefa para você, a primeira de 2021: Em que momento seu personagem principal é confrontado com a mentira de forma a não ter como se fingir de cego? Veja se bate com os marcos temporais colocados por Weiland. Enfim, avalie com calma as mentiras que seu protagonista conta a si mesmo, disseque-as lenta e proveitosamente. Isso vai enriquecer em muito a sua trama, esteja certo(a)! Bom, agora mãos à obra! Ah! Precisar de alguma ajuda no processo não apenas de escrita, como também alcançar mais leitores (e vender!)? Opa! Então clica aqui porque acredito que eu tenha muito a te ajudar! ;)

Milhões de beijos e rumo ao sucesso, Pepper


REVISTA GRATUITA DA SAGA FANTÁSTICA MAIS AMADA DO BRASIL PARA VOCÊ!



Nessa revista exclusiva você vai tornar a se encantar pelas passagens mais marcantes e fotos irresistíveis (algumas inéditas!) dos inesquesíveis personagens da saga fantástica mais vendida na Amazon Brasil!

Se você já era fã da história (de tirar o fôlego!) sobre a garota que se apaixona pela própria "morte", prepare-se para babar...



Como assim? Ainda não conhece?

Então.. corre! Você vai amar! Não é a toa que já são mais 8 MILHÕES de leituras!


*Promoção Por Tempo Limitado. Pegue sua Revista Gratuita Agora. Clica Aqui!



Seu livro não vende? Quer dicas 100% Grátis para se tornar um escritor de sucesso publicando digitalmente na Amazon?


Então aqui está o e-book com os 3 SEGREDOS que me ajudaram a alcançar milhares de leitores, multiplicar as vendas dos meus livros e ainda me render 8 MILHÕES de leituras no Kindle Unlimited!!!


Pegue o seu agora e comece mudar a sua história. CLICA AQUI:



242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page